terça-feira, 22 de maio de 2012

Um passo atrás para pegar ainda mais impulso

Queridos amigos, infelizmente trago uma notícia não muito agradável, porém necessária.

Todos sabem que até o dia de hoje todos os esforços dedicados pelos integrantes e coordenadores do Projeto Presente para o Futuro foram direcionados a três escolas da área rural da cidade de Ibiúna, onde fomos muito bem recebidos pela direção da escola e pela secretária da educação.

Tivemos grandes evoluções em relação a nossos objetivos, o que foi possível observar pela redução do índice de evasão e, principalmente, pelos olhares das crianças em cada visita do projeto.

Porém, às vezes, é necessário dar um passo atrás para pegar ainda mais impulso, e é essa a fase em que o projeto se encontra. Infelizmente, nos encontramos no ponto de algumas divergências e falta de autonomia em algumas ações, o que nos fez parar e decidir redesenhar nossas frentes de trabalho.

Todas essas mudanças são frutos do amadurecimento de todos e, como já imaginávamos, aconteceria em um determinado período. E assim como nosso projeto tomou dimensões enormes em pouco tempo, este período também chegou na mesma proporção.

Queremos apenas lembrar que nossa Visão e nossa Missão não se alteram em nenhum momento e, por isso, decidimos avaliar o melhor caminho para que possamos sempre caminhar juntos com os mesmos valores.

Até definirmos as próximas atividades do projeto, este portal e nossa página do Facebook ficarão no ar como um meio de interação e sugestões, pois este projeto continuará sendo de todos que compartilham destes mesmos ideais.


Visão

Ver as crianças de hoje transformadas em cidadãs com poder da escolha e conhecimento dos seus direitos e deveres.

Missão
Trabalhar com a educação infantil, despertando sonhos, interesse e perspectiva de um futuro mais promissor.



terça-feira, 3 de abril de 2012

A Páscoa, os sorrisos e as coelhinhas


Por Priscila Tieppo
Jornalista e voluntária

Ah, o sorriso de uma criança... Por mais que seja clichê dizer, os cantinhos da boca esticadinhos, fazendo um arco aberto no rostinho de um pequeno, são apaixonantes e motivadores. Vimos muitos na visita às escolas nesta terça-feira (3). Éramos três sorrindo e recebendo dezenas de risos de volta.

A alegria daquelas crianças vinha ao avistar orelhinhas de coelhos e a festa era completa com bombons em mãos e muitos abraços entre os amiguinhos, na professora e, claro, nas coelhinhas que invadiram as salas.

Cheios de energia, eles queriam fotografar com a câmera da “tia”, queriam posar para fotos, conversar, abraçar, dar um beijo... A Páscoa deles chegava ali, mais cedo, e com tantas novidades, era difícil tirar os olhos das coelhinhas.

Observando aquelas crianças pela primeira vez, tive a certeza de que uma infância bem vivida reflete muito na vida adulta. O carinho, a atenção e o interesse nos estudos é algo construído, também, pelos pais. A escola ainda é um jeito de formar cidadãos, mas a base vem de casa.

Muitos ali demonstram que lhes falta carinho. Outros, se envergonham ao assumir suas dificuldades, como não saber ler, mesmo estando na 5ª série. Uns querem chamar a atenção, outros preferem ficar quietinhos, de tanta timidez. Falantes ou caladinhos, espoletas ou quietos, só havia uma forma de saber se nossa missão estava cumprida: o sorriso. E nós recebemos muitos!


quinta-feira, 29 de março de 2012

Ainda há vaga para um sorriso

O Presente para o Futuro fará uma festança de Páscoa com a criançada das três escolas atendidas pelo projeto na próxima terça-feira, dia 3.

Mas não será uma festança por ter coelhos, chocolates, música e paredes decoradas. Mesmo porque não terá. Ainda não temos condições para tal.

O que se pode garantir, porém, é que, além de um pequeno e único bombom, cada criança ganhará muitos abraços, sorrisos e palavras de carinho.

E quem quiser participar dessa comemoração, ainda há uma vaga no carro. Uma vaga para quem puder contribuir com um pouco mais de abraços e sorrisos.

terça-feira, 20 de março de 2012

Campanha de roupas usadas

Está aberta mais uma campanha, a de roupas usadas. O Projeto Presente para o Futuro fará a arrecadação, e a direção da escola Tereza Falci realizará o bazar em abril. Com isso, os maiores ganhadores serão os moradores de Ibiúna, que poderão comprar roupas boas e em bom estado por um preço simbólico.

Além de roupas usadas, tanto para crianças como para adultos, estamos arrecadando:
- calçados
- acessórios como cintos, bolsas, carteiras e bonés
- bijuterias

Apesar de a campanha se estender até abril, abra já o guarda-roupa, faça sua sacolinha e nos contate. Assim, teremos mais facilidade para a coleta.

Não esquecendo que continuamos arrecadando brinquedos e jogos didáticos. Podemos coletar tudo de uma única vez!

terça-feira, 13 de março de 2012

Presente no Youtube: o primeiro vídeo

O Projeto Presente para o Futuro inaugura hoje seu canal no Youtube e posta seu primeiro vídeo, sobre o Dia das Profissões, ocorrido no começo deste mês.

Tem um pouco de vídeo, algumas fotos dos profissionais que falaram com a criançada e trabalhos feitos em sala de aula sobre o que a turminha achou disso tudo.

Esperamos que gostem!

sexta-feira, 9 de março de 2012

E o projeto caminha

A quinta-feira foi dia de reunião de pais na Tereza Falci. Dia de falar para os responsáveis pela turminha que o Presente para o Futuro quer dar uma ajudinha na tarefa de manter a criançada na escola, estudando cada vez mais.

Mas foi dia também de conhecer o pai do Cláudio, um garoto que tem 15 anos, sete graus de miopia e que vai ganhar um óculos de grau de uma amiga do projeto. O pai, um senhor já calejado pela vida dura na lavoura,  foi todo agradecimentos.

E foi dia também de saber que o material escolar arrecadado em nossa campanha está fazendo a alegria da meninada. Uma garotinha da turma da manhã ficou radiante quando ganhou um kit com brochurão, lápis, borracha, caneta, apontador e cola. Quem conta é a coordenadora pedagógica, a Maria Inês, e, segundo ela, o momento da entrega merecia ter sido filmado, para se ter a noção exata de tamanha felicidade.

Pena que a aluninha vai ter que, por enquanto, usar o material apenas em casa. Caiu da árvore e quebrou a perna. Boa recuperação para ela e um viva a todos os que estão contribuindo para que tudo isso aconteça!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Que tal vestir esta causa e ainda ajudar o meio ambiente?

Para quem perdeu a primeira remessa, terá mais uma chance de vestir nossa camiseta e ainda ajudar o meio ambiente. Estamos preparando mais uma encomenda de camisetas do projeto, lembrando que as camisetas são feitas de PET reciclável e para cada camiseta confeccionada são duas garrafas a menos poluindo nosso planeta.
As camisetas ficaram lindas! E todo lucro da venda é destinada para as atividades do projeto.



Cada camiseta tem o valor de R$25,00 nos tamanhos P, M, G, GG e infantil além de baby looks.

O pedido pode ser feito pelo e-mail do projeto projetopresente@gmail.com ou solicitando a um dos coordenadores do projeto.

Reserve uma para você, para um amigo, para a família... vamos vestir esta causa!

sábado, 3 de março de 2012

Os profissionais no mundo das fadas

"Tia, eu já sei minha profissão. Quero ser uma fada". Fada não estava na lista do Dia das Profissões. Tinha engenheiro de meio ambiente, operador de caldeira, geocientista, educadora física e jornalista. Mas fada, tinha não. E fada, por acaso, é profissão?

Vozes repletas do sentimento de realização na vida ecoaram nos pátios das três escolas. Palavras de incentivo ao estudo foram ora totalmente absorvidas, ora divididas com a atenção ao brinquedo companheiro de todas os momentos. Inclusive os de sala de aula, afinal, na escola faz-se amigos, mas na volta para casa é o brinquedo que vai junto, inseparável, solidário.

E a fada? Aquela que não estava na lista? O escritor e folclorista inglês Joseph Ritson certa vez disse que as fadas são seres parcialmente materiais, parcialmente espirituais, com o poder de mudar a sua aparência e de, conforme a sua vontade, serem visíveis ou invisíveis aos seres humanos. E segundo a explicação com base na origem da palavra, acredita-se que as fadas intervêm de forma mágica no destino das pessoas.

Sendo assim, ela até podia não estar elencada, mas se fez presente na hora da chamada. Como ser material, lá estava ela sentada no chão do pátio. Como ser espiritual, despejou um sorriso capaz de chegar à alma. Com sua capacidade de ser visível ou invisível conforme sua própria vontade, apareceu tímida e delicada em meio aos coleguinhas. E da forma mais singela possível fez a mágica reinar naquele instante do "quero ser fada".

Mas como explicar que não apenas este momento pareceu ter sido mágico? Foi um dia todo de magia e encantamento. Será possível que estivéssemos todos diante de uma legião de fadas e fados, tão capazes de ensinar lições quanto os profissionais ali falantes? Será que, no fundo, não são estes os que ainda têm muito o que aprender com esses serzinhos especiais, com PhD na universidade da inocência e lealdade?

Respondendo, então, à pergunta inicial, fada é profissão. E sem querer entrou para a lista do dia 2 de março de 2012.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dia de falar das profissões

Pessoal!

Na próxima sexta-feira, 2 de março, teremos nossa primeira atividade com a criançada. Vamos tratar das profissões e, por isso, precisamos de voluntários para irem a Ibiúna falar de sua carreira.

A ideia é despertar o interesse nos alunos por um futuro mais promissor, exemplificando, para isso, como é ser um arquiteto, ou médico, ou contador, e assim vai...

Queremos que cada um aborde como é seu dia-a-dia profissional, seus objetos de trabalho, quanto é preciso estudar para se formar, etc.

Quem tiver disponibilidade, avise! Todos estão convidadíssimos!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Material escolar: missão cumprida!

Apesar da festança ou da paradinha para o descanso no carnaval, a galera foi se mobilizando nos últimos dias, e o material escolar de nossa lista já está garantido! A entrega será feita na próxima semana e, em breve, vocês verão fotos por aqui.

Por enquanto, seguimos com a arrecadação de brinquedos didáticos, como:

- quebra-cabeças
- dominó
- jogos da memória
- lego
- tabuleiros
- educativos em geral (tipo: tabuada divertida, jogo de palavras cruzadas, etc.)

Quem puder contribuir, pode dar um alô!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Primeiras impressões

28 de janeiro: a escola Tereza Falci recebe 19 integrantes do Projeto Presente para o Futuro para o primeiro mutirão. Ganha horta, amarelinha no chão, paisagem na parede, pintura e decoração nas portas, pitangueiras no jardim.

9 de fevereiro: os alunos, no intervalo de seu quarto dia de aula, pulam amarelinha, regam a horta e as pitangueiras, apreciam a paisagem na parede. Já na sala, recebem uma visita que conta sobre o projeto e explica que há uma turma bem legal com muitas ideias mais legais ainda para eles. Ganham uma revista da editora Abril mediante o compromisso de se comportarem bem, estudarem bastante e não faltarem à escola.

15 de fevereiro: uma visita em dose dupla mal aparece no portão e já é recebida com entusiasmo. São vários os que correm para dentro da escola a fim de encontrar alguém que possa liberar a entrada. Outros tantos se achegam para dizer que estão estudando muito. Os mais acanhados olham de longe, porém não menos contentes. O portão é aberto, e os abraços de boas-vindas começam, bem como as perguntas do tipo: "Quando vamos pra São Paulo?". Querem mostrar que estão cuidado da horta, e acompanham os visitantes até os fundos da escola. Bate o sinal da volta do recreio, mas eles continuam ajudando a arrancar os matinhos que insistem em crescer entre os pés de alface e cebolinha. Na despedida, mais beijos e abraços, e a certeza que a turma do projeto sempre estará presente.

17 de fevereiro: (mais conhecido como hoje) dia de lembrar que temos uma nova campanha aberta, desta vez para arrecadar material escolar. A turminha está precisando. Muitas famílias não têm condições de oferecer o básico, como brochura, lápis e borracha, para os filhos frequentarem a escola. Podemos ajudar, né? Veja aqui mais informações sobre a campanha. Entrem em contato.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Subscrição no blog

Quer ficar por dentro de todas as notícias do Presente para o Futuro? Agora ficou mais fácil.

O blog do projeto dispõe de um campo de subscrição, na coluna lateral direita, no qual você informa o e-mail e passa a receber as atualizações. Sempre que algo for postado no blog, você ficará sabendo em primeira mão.

É preciso informar o e-mail e depois confirmar a solicitação que será encaminhada para o endereço indicado.

Super rápido!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Campanha do material escolar

As aulas começaram e ainda há alunos da escola Tereza Falci e anexos sem material escolar básico. Como um dos nossos objetivos é reduzir a desigualdade entre eles e dar condições de estudo, iniciamos mais uma campanha.

A ideia é que o material seja igual para todo mundo (cadernos iguais, borrachas iguais, etc.). Então, sugerimos que as pessoas se unam em grupos para poder contribuir. Por exemplo, dá para juntar uns três ou quatro e providenciar as 100 borrachas brancas da lista. Assim, todo mundo vai ter borracha igual lá na escola. Que tal?

O que a criançada está precisando:

- 50 brochurões de 96 folhas
- 100 borrachas brancas
- 10 caixas de lápis de cor com 12 unidades
- 10 caixas de tinta guache com 6 unidades
- 10 apontadores
- 10 tubos de cola branca de 225g
- e muito, muito, mas muito papel sulfite

Vamos participar? Quem estiver a fim, é só juntar os grupos, comprar o material e nos avisar para irmos buscar. Corremos contra o tempo, porque as aulas já estão em andamento. Por isso, quanto mais rápido nos contatarem,  melhor.

Brinquedos

A campanha de livros foi um sucesso, mas ainda estamos com poucos itens para a brinquedoteca. Precisamos de mais brinquedos educativos, como:

- quebra-cabeças
- dominó
- jogos da memória
- lego
- tabuleiros
- educativos em geral (tipo: Tabuada Divertida, Jogo de Palavras Cruzadas, etc.)

Neste caso, também é só avisar que damos um jeito de ir buscar.

Desde já, obrigado a todos!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O resultado do mutirão

As aulas na escola Tereza Falci têm início na próxima segunda-feira, e tanto os novos alunos como os que já são de casa terão uma surpresa boa logo de cara. Encontrarão mudas de pitangueiras espalhadas pelo jardim, amarelinhas pintadas no chão, uma paisagem linda desenhada na parede do pátio, uma horta toda mimosa para cuidar e muitos livros paradidáticos para ler. Tudo graças ao mutirão realizado no último sábado.

Participantes do mutirão do dia 28 de janeiro, o primeiro.

Foi um primeiro e grande passo, mas outros serão necessários. Outros mutirões terão de ser organizados para deixar a escola e seus anexos ainda em melhores condições. É uma parceria que começa com a prefeitura de Ibiúna e que não tem prazo para terminar.

Aqui fica o agradecimento a todos os 18 voluntários que participaram do mutirão, à diretora Etelvina Fabiano, que acompanhou todo o trabalho, e à Secretaria de Educação, que propiciou essa realização. O álbum de fotos está em nossa página no Facebook

Em breve, serão divulgadas as datas das próximas ações. 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tudo pronto para o mutirão!

Daqui a 10 horas, uma galera estará se reunindo pouco depois do Rodoanel, na Raposo Tavares, e, confiantes de que São Pedro despejou na cidade hoje toda a água que existia no céu, não deixando nada para amanhã, seguirão para o primeiro e tão aguardado mutirão na Tereza Falci!

Será um dia de reparos, uso de muita criatividade e emprego da disposição que vale a pena ter quando o assunto é contribuir com a educação. Será um trabalho de união de esforços com o município de Ibiúna, em prol da criançada.

Tudo vai dar certo e será muito legal!


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Precisa-se de materiais para o mutirão

Turma, já conseguimos um tanto de material para o mutirão, e agradecemos as gentilezas, mas ainda faltam alguns itens essenciais:

- tinta látex de cores diversas para os desenhos nas paredes;
- tinta látex de cores diversas para pintar corredores e paredes de salas de aula;
- lixas, solvente, pinceis, rolos e demais componentes de pintura;
- cimento e cal;
- parafusos, buchas, pregos;
- cordas para a fabricação dos bancos;
- ferramentas diversas, de construção a agricultura;
- ferramentas de marcenaria (tico-tico, serra circular, furadeira, lixadeira, etc.) ;
- arame para fazer um varal;
- escadas;
- material como EVA, cola, régua, canetinha colorida, lápis, entre outros, para decorar a escola.

Quem tiver esse tipo de material, já coloque na mochila. Se possível, nos dê um toque.

E se tiver algum outro material de construção ou reforma e der pra levar, leve. Porque vamos precisar!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Preparativos do mutirão a todo vapor

Galera, dessa vez não tem erro! Faça chuva ou faça sol, nosso primeiro mutirão será mesmo neste sábado, dia 28.

Na última sexta-feira, estivemos com a diretora do ensino infantil de Ibiúna e a nova diretora da escola Tereza Falci e fechamos os últimos detalhes. Elas, aliás, se mostraram super prestativas e dispostas a receber toda nossa equipe de braços abertos.

Além dos reparos e plantios previstos, vamos aproveitar o dia do mutirão para dar uma decorada na escola, visando ao início das aulas. Já separem as canetinhas coloridas, a cola, o glitter e o EVA!

E, meninos, as enxadas serão bem necessárias, viu? O mato tá alto nos fundos da escola.

Por enquanto é só! Preparem-se!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Atenção: mutirão tem nova data

Olá pessoal!

Bastou uma olhada nas previsões do tempo para amanhã, nos mais diversos institutos, para concluirmos que fazer nosso primeiro e muito aguardado mutirão neste dia 21 em Ibiúna não será um bom negócio. Vem chuva abundante por aí!

Sendo assim, após conversarmos com todos os que haviam se comprometido a ir, para que ninguém tivesse prejuízo com essa tomada de atitude, remarcamos o mutirão para o outro sábado, dia 28.

A camiseta com a logomarca do projeto continua à venda por R$ 25. Quem quiser estar vestindo uma no dia do mutirão, ou mesmo no dia-a-dia, pode entrar em contato e garantir a sua!

E quem não podia ir no mutirão, e agora pode, por favor, nos comunique.

Estamos combinados?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Que tal a camiseta do projeto?

Apresentamos em primeira mão nossa camiseta do projeto!!!

Frente e verso da camiseta do Projeto Presente para o Futuro. Clique para ampliar.

Ela custa R$ 25 e a venda será convertida em recursos para o mutirão deste sábado e para as próximas etapas do projeto.

Para o mutirão, já conseguimos grande parte dos materiais, mas ainda falta o apoio e colaboração em alguns itens. Quem não poderá participar do mutirão em loco, pode contribuir com a doação de material. Será uma ajuda e tanto!

O que precisamos:
· Doação de tintas para as paredes e desenhos, além de solvente, rolos e lixas
· Grama (R$ 5 o m²)
· Árvores nativas (R$ 8 por árvore)
· Lonas e cordas para os bancos do cantinho da leitura
· Picape e outro veículo para fazer o transporte dos livros e ferramentas (empréstimo)
· Aparador de grama (empréstimo)
· Cimento, areia e cal
· Etc...

Quem quiser adquirir a camiseta ou ajudar de alguma forma, é só falar com um dos coordenadores do projeto e reservar sua camiseta (P, M, G, GG ou infantil).

Forte abraço a todos!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como funcionará o mutirão

Pessoal, aqui vão as primeiras informações sobre nosso mutirão, que será neste sábado, dia 21:

Antes de tudo, queríamos a confirmação de quem já se inscreveu ou ainda falta dar a resposta. Isto é importante para organizarmos a logística e o esquema de carona.

Infelizmente não conseguimos um sítio para fazermos nosso lual e passarmos a noite de sábado para domingo, então o mutirão será somente no sábado mesmo. Teremos que acelerar as atividades.

Sairemos de São Paulo às 6h58 (ainda falta definir o local do encontro). E, ao chegarmos lá, teremos um café da manhã reforçado. A ideia é deixarmos a mesa montada para a galera ir "beliscando" durante o dia. Assim, conseguimos atrasar o almoço e aproveitamos melhor a parte da manhã.

Logo depois do café, separaremos os grupos de trabalho e mão à obra.

As frentes de trabalho ficaram definidas como:

* Pintura das paredes (incluindo desenhos)
* Cantinho da leitura (grama e banquinhos de pneus)
* Biblioteca (lixamento, pintura e fixação das caixas como prateleiras)
* Horta (preparo da terra e plantio de sementes)
* Mudas de árvores (plantio no próprio terreno)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Todo mundo pronto para o mutirão?

Enfim, o dia mais aguardado bate à porta!

Nossa primeira grande ação, o mutirão em Ibiúna, já tem data marcada: 21 de janeiro. E, caso consigamos lugar para pernoitar por lá, dia 22 também.

Será um fim de semana de muito trabalho, mas de muita confraternização acima de tudo!

A secretária municipal de educação, Leila Ruivo, recebeu nosso projeto de braços abertos e nos deu carta branca para avançarmos. Agora, nem precisamos dizer que contamos muito com a participação de todos vocês.

O período de inscrições para as frentes de trabalho está aberto. Candidatem-se já!!!!

1. Implantação da biblioteca: 4 voluntários
Coordenação: a definir
O que faremos: o espaço utilizado será uma sala onde funciona o laboratório de informática. Teremos que dispor os computadores de forma a dar espaço para a biblioteca. As estantes para os livros serão feitas a partir de caixas de frutas (madeira), que serão lixadas, fixadas e pintadas no local.

2. Pintura de paredes e quadras: 10 voluntários
Coordenação: a definir
O que faremos: teremos que pintar as paredes externas (e, se der tempo, internas) do anexo Recanto Primavera, bem como as quadras da Recanto e da Tereza Falci. Os desenhistas de plantão tambem estão convidados para animar ainda mais aquele ambiente.

3. Horta: 5 voluntários
Coordenação: Douglas Rossini (o Arara)
O que faremos: um canteiro com alguns tipos de hortaliças

4. Plantio de grama e árvores: 3 voluntários
Coordenação: a definir
O que faremos: o plantio de grama em algumas áreas, tanto da Tereza Falci como do Recanto Primavera

5. Cantinho da leitura: 4 voluntários
Coordenação: a definir
O que faremos: um espaço em formato circular onde haverá gramado e bancos de pneus e lonas feitos também no local.

Entrem em contato com os coordenadores assim que possível para dizer no que querem colaborar.

Douglas Souza - (11) 9499-6650
Luciana Quierati - (11) 6428-3081
Reinaldo Gonçalves - (11) 6262-7941